Aniversário

O 1º aninho

27 de março de 2015

Nossa! Como passa rápido! A gente se lembra exatamente do 1º dia de vida desses pequenos e quase não acredita que o primeiro ano já se foi! E que ano… Cheio de lindas surpresas e grandes desafios! Motivos para comemoração não faltam! E assim, nada mais justo do que uma grande festa né? Não! rsrs… Pelo menos pra mim! Claro que comemoramos, mas de uma forma bem simples! Vou contar pra vocês ao longo do texto! Eu nunca fui uma pessoa que adora preparar festas! Fazemos muitos encontros com os amigos em casa, isso sim! Mas festas de aniversário nunca foram a “minha praia”! Eu até achei que com a Luana seria diferente! Que eu me programaria para fazer uma linda festa de aniversário, com toda a família e muitos amigos! Mas, na verdade, não tive toda essa animação! Resolvi, de última hora, fazer uma pequena comemoração, até mesmo para que essa data tão importante fosse registrada! Pois bem, vamos lá, vou contar pra vocês como aconteceu tudo por aqui e, ao mesmo tempo, dar dicas de como vocês podem fazer para os seus pequenos!

1 – Nessa idade, a maioria das crianças não se interessa muito por pessoas estranhas e se cansa facilmente se estiver num ambiente tumultuado! Também por isso, além de toda a minha falta de ânimo para uma festa grande, optei por fazer uma comemoração pequena e simples!

2 – Festa de 1 ano marcada para começar de noite nem pensar! Luana tem uma rotina mais ou menos fixa, tanto para as sonecas do dia, quanto para o sono da noite (até hoje), então a festa deveria começar na parte da tarde! Portanto, o horário escolhido para o início da festa foi às 16h. Hoje em dia usa-se muito estabelecer um horário para o fim da festa, principalmente quando a mesma acontece em locais alugados! Esse não foi o meu caso! Fizemos no Recanto do Sabiá – Sítio do Vovô Gil, lugar que ela ama estar! E assim, não marquei horário para o fim.

3 – Número de convidados e local da festa devem ser estipulados com mais ou menos 2 meses de antecedência! E, claro, devem estar de acordo com o seu orçamento (quanto pode ou quanto quer gastar na festa). O meu número de convidados foi bem pequeno – minha família (16 pessoas), alguns casais amigos bem íntimos, amigos do peito mesmo, que não poderiam estar fora de uma comemoração tão especial como essa (6 pessoas) e a família do meu marido (4 pessoas). Isso mesmo gente! Só isso… haha! Então, não precisei me preocupar com aluguéis de brinquedos, como piscina de bolinha, pula-pula, escorregador inflável e carrossel, por exemplo! Também não contratei recreadores! O que eu fiz então para as 3 crianças que haviam na festa? Abri um tapetão num determinado lugar do caramanchão e espalhei alguns brinquedos, barraca, mesinhas, cadeirinhas, carrinho, velotrol, etc… E também coloquei uma TV grande com vários DVD’s. Fiz um espaço pra eles lá e ficou bem legal! Foi uma sugestão da minha irmã e eu achei muito válida!

4 – O tema escolhido – geralmente crianças de 1 ano ainda não apresentam interesse por determinado tema! Então, se quiser, aproveite e faça de acordo com a sua vontade! Eu sempre quis fazer a sua festinha com o tema Ursinha (sabem? Aquela fofurinha marrom e rosa?), mas na época, Luana estava tão encantada pela Galinha Pintadinha, que resolvi deixar minha vontade de lado! Claro né gente? Então, tema escolhido, fui às compras! Balões, caixinhas-surpresa, forminhas para os doces, enfeites para o mesa do bolo, papéis coloridos, cachepôs, vela, pratinhos, talheres, guardanapos… Enfim, todos esses artigos para uma festa infantil! A princípio, achei que seria mais vantagem, financeiramente, comprar pela internet, mas, quando dei uma olhada na lojas de festas que temos aqui na minha cidade, vi que as coisas estavam até mais baratas por aqui! Então comprei tudo aqui mesmo! Se você também é daquelas que vai botar a mão na massa, não deixe de fazer essa pesquisa! No final das contas, a diferença de preço pode ser bem significativa!

 

Eu mesma fiz os convites e os enviei através das redes sociais! O máximo isso né? Hoje, existem muitos aplicativos legais, que nos permitem fazer coisas lindas! Eu usei o Pic Collage pra fazer o convite da Luana! Ele nos permite inserir fotos, imagens e textos! Basta usar a sua criatividade! Olhem só o modelo aí:


5 – Decoração – Tenho uma sorte danada viu gente? Minha mãe é apaixonada por serviços manuais e se encarregou de fazer grande parte da decoração da festa! Ela fez galinhas pintadinhas, pintinho amarelinho, borboletinha e sapos em EVA, de vários tamanhos. Além de cachepôs de papel (que eu havia comprado) também havia cachepôs em formato de galinha pintadinha (feitos pela minha mãe, com EVA) que foram distribuídos nas mesas dos convidados e na mesa do bolo! No sítio do vovô Gil há também um fogão à lenha que foi todo decorado com folhas secas, ovos de galinha, os tais cachepôs e balões! Eu achei que essa foi a parte mais linda da festa! No que diz respeito à decoração, a única coisa que contratei foi o painel de balões para ficar atrás da mesa do bolo! Eu amo decoração com balões e essa, apesar de simples, fez com que a mesa do bolo ficasse bem mais bonita!

6 – A escolha do buffet – como a festa não tinha muitas crianças, o cardápio foi mais voltado para os adultos!

Salgados – cigarrete, mini-pizza, coxinha, quibe e quiche de alho poró

Doces – bombons (morango), leite ninho, cajuzinho e brigadeiro

Bebidas – cerveja, refrigerante e água

Algumas guloseimas numa das bancadas do caramanchão e só! Nada mais do que isso gente! Na época, fui orientada a encomendar 6 salgados e 5 doces por adulto! Ao fazer a encomenda, acabei pedindo um pouquinho mais! Eu não contratei garçons! Achei que não seria necessário pelo fato da festa ser bem familiar! Mas pessoal, eu me enganei! Desse dia em diante, deixei claro que, mesmo com poucos convidados, eu não faria mais isso! NUNCA MAIS! rsrs… Deu tudo certinho, minha família deu conta de tudo, mas, dois garçons, ou mesmo um, deixariam tudo mais tranquilo! Fica a dica!

7 – Bolo – mandei fazer! Lindo e muito gostoso! Existem bolos de preços variados viu gente? Faça também uma pesquisa, se você é assim como eu! haha!


8 – Não havia fotógrafos profissionais! Contei com a boa vontade dos familiares mesmo! Se você pretende contratar, saiba que os preços também são variados, variam de cidade para cidade! Aqui, uma boa equipe cobra em torno de $2.000,00.

9 – Lugar para guardar os presentes – Decoramos uma caixa de papelão para guardar os presentes recebidos! Como eu tinha poucos convidados, não foi preciso ter alguém para fazer as anotações dos nomes à medida que os presentes iam chegando! Para uma grande festa, isso é interessante! E talvez, já esteja incluído no serviço contratado!

10 – Eu mesma fiz as lembrancinhas entregues no final da festa! Caixinhas da galinha pintadinha (compradas) recheadas de guloseimas! Não fiz só para as crianças! Fiz para cada um dos convidados! Lembrando aqui que eu tive pouquíssimos convidados!

11 – Look da aniversariante – Luana estava com um lindo vestido azul de bolinhas brancas, com uma faixa vermelha na cintura! Bolerinho vermelho, meia-calça branca e sapatinhos brancos, um laço vermelho no cabelo! Um chapéu fazia parte do vestido, mas, é claro que ela não ficou com ele um só minuto! Posso falar? Ela estava linda! Posso falar mais? O vestido não foi nada caro! Eu sabia que ela usaria só uma vez!

Então gente, deu tudo certinho! A festinha aconteceu como eu mesma achei que seria: simples e gostosa! As poucas crianças se divertiram juntas! Luana já estava dando uns passinhos e, inclusive, caiu! haha! Juro! Chegou a ralar um pouquinho o narizinho, mas nada que atrapalhasse o bom andamento da festa! Uma pena eu não ter fotos mais legais (esse é o ponto negativo de não se ter um fotógrafo profissional)!

No mais, espero ter dado dicas válidas e que possam ajudar e orientar vocês! E pra quem já passou por isso, como foi gente? Deixem aqui suas experiências nessa data tão importante dos nossos filhotes!

Beijinhos,
Tati Carvalho

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Maria Carmen 31 de maio de 2015 at 22:10

    Nossa jaboticabinha prestes a completar dois anos de pura alegria, incontidas emoções, muitas molecagens e uma grande determinação. Que os anjos a proteja sempre e que nossa mamãe do céu a cubra com seu manto protetor. Luaninha, você veio com uma nobre missão de mostrar que quando queremos algo, basta sairmos da nossa zona de conforto e buscar alcançar nossos objetivos. Vejo o corre-corre da sua mamãe. Percebo a grande vontade de estar sempre pesquisando, aprendendo, se inteirando e postando sempre algo em prol de orientar na sublime missão de educar, sei o quanto as mamães procuram pelo site da sua mamãe na ânsia de um posicionamento em relação à determinados assuntos.
    Quando se trata de filhos, queremos sempre o melhor. VOCÊ LUANA, fez sua mamãe se agigantar. Parabéns minha neta, você é benção de Deus. Obrigada Tatiana por ser essa mamãe. Obrigada por tudo que você faz. Deus abençoe você e sua família e a todos nós.

    • Reply Tati Carvalho 1 de junho de 2015 at 20:19

      Que delícia de comentário! Só tenho a agradecer por tudo! Beijinhos!

    Leave a Reply