Desenvolvimento Filhos

Desfralde – qual o momento certo para iniciá-lo?

2 de março de 2015

Já há algum tempo estou lendo e pesquisando sobre o momento correto de desfraldar minha pequena! Aqui em casa, Luana começou a se mostrar incomodada com a fralda suja quando estava com 1 ano e sete meses! Pegava nela, dizia “xixi” ou “cocô” e pedia para tirá-la! Aí pensei: “será que já está na hora de dar esse passo?” Foi aí que fui buscar assuntos relacionados ao tema, para uma melhor condução da situação!Pois bem, os especialistas afirmam que cada criança tem o seu ritmo e isso deve ser respeitado! Dizem que, geralmente, por volta do segundo ano de vida, os bebês saem da fase oral para a anal e são capazes de saber que fazem xixi e cocô. Então, orientam aos pais que não tentem o desfralde muito antes dos 2 anos, pois a criança ainda não está preparada e isso pode gerar frustração para os pais e traumas para os pequenos!

Já li uma vez que existem empresas que prestam esse tipo de serviço, em casa, ou até mesmo pelo telefone e dizem fazer o desfralde em apenas 3 dias. Eu, particularmente, não gostei dessa ideia! Mas enfim, vamos voltar ao que nos interessa… Por volta dos dois de idade, devemos estar atentos aos sinais que a criança pode nos dar, como por exemplo, mostrar-se incomodada com a fralda suja ou aos avisos de que quer fazer alguma coisa!

Uma das fontes lidas por mim fala que neste processo devemos observar as três fases distintas para saber o momento de iniciar o treinamento com o seu filho. São elas: 1 – A criança consegue te avisar que fez; 2 – A criança consegue te avisar que está fazendo; 3 – A criança consegue te avisar que quer fazer. Eu achei essas dicas bem legais! Por aqui, Luana já está na primeira etapa. Nos chama para ir ao banheiro, dizendo “cocô”, “cocô” … E realmente fez!

É preciso que comecemos primeiro com a fralda diurna! Claro né gente? As épocas quentes são as mais indicadas por permitirem que deixemos a criança somente de calcinha ou cueca! É interessante que você a leve ao banheiro com você! Aqui em casa faço isso há bastante tempo e, por isso, desde novinha Luana já dizia que ali fazemos xixi e cocô. Mãe é tão boba que tenho até um vídeo dela mostrando para o papai que no banheiro entramos para fazer isso! rsrs… Coisas de mãe! Continuando… o penico ou o redutor de vaso são peças essenciais, na minha opinião! A princípio, fiquei na dúvida de qual comprar, conversei e troquei ideias com várias mamães e acabei optando pelo peniquinho! É de extrema importância que ele fique no banheiro! Nada de colocá-lo na sala ou em qualquer outro lugar! Outra coisa importante é envolver familiares e cuidadores. Todos devem estar cientes do novo desafio e colaborar, lembrando que as instruções de todos devem ser as mesmas! Devemos ter paciência, conversar sempre! Pedir que avisem quando querem fazer xixi ou cocô, e se você consegue saber os prováveis horários da criança, pode levá-la ao banheiro e ficar com ela lá por um tempo, para que faça sua necessidade! Não xingar quando acontece o escape é super importante também! Nessas horas, converse e mostre que ele pode e é capaz de fazer no lugar certo! Ah… e não se esqueça da mega festa ao ver o xixi e o cocô no penico ou no vaso! Muitas palmas, muitos beijos e abraços, muitos “tchauzinhos”! Isso é bem legal e eles adoram! rsrs…

O tempo do desfralde varia de criança para criança, segundo os especialistas. Podendo levar de poucos dias para uma ou mais de um mês para outra! Respeite o tempo do seu filho! E quando perceber que ele já tem o controle durante o dia, passe para o desfralde noturno! Esse, mais desafiador! Algumas crianças necessitam da fralda noturna até os 4 ou 5 anos! Nessa fase é importante e necessário diminuir a ingestão de líquidos durante a noite! Levá-lo para fazer xixi antes de dormir também pode ajudar muito. Se até os 5 anos, seu filho ainda precisa fazer o uso de fraldas noturnas, é bom que você procure a ajuda de um pediatra.

Por aqui, estamos firmes nessa primeira fase, na qual ela já consegue avisar que fez suas necessidades e vai nos levando para o banheiro! Vivaaa… Luana está com 1 ano e 9 meses! Não vou apressá-la! Vou deixar que ela mesma vá vencendo as etapas do processo! E com certeza, teremos sucesso!

A todos que passam pelo mesmo desafio, desejo uma boa sorte, ok?

Beijinhos,

Tati Carvalho

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply Isabella Ribeiro 3 de março de 2015 at 09:18

    Oi Tati muito boa esta publicação..todos os dias pela manhã leio alguns assuntos que possam me ajudar na criação e desenvolvimento da minha pequena, vou buscando nos sites. Sobre o desfralde ainda tenho muitas dúvidas e curiosidades. Deu para dar uma esclarecida mesmo achando que esta fase, pra mim, possa ser um pouco difícil de lidar talvez por não saber como agir.Muito obrigada Bjim!! Bjs na Luana ela tá uma fofa!!

  • Reply Tati Carvalho 3 de março de 2015 at 11:40

    Oi Isabella! Obrigada… Luana está uma fofa sim, e sua pequenina??? Genteee! Que encanto! Obrigada por mais uma participação aqui! Fico tão feliz…, beijinhos!

    • Reply Isabella Ribeiro 3 de março de 2015 at 16:27

      Estou sempre de olho em suas publicações adorooo.. tudo pra mim é muito válido!! Pesquiso muito sobre bebês, gosto muito do site do babycenter tb… coisas de mamães de primeira viagem né rss!! Paloma está sapeca de tudo começando a engatinhar agora!! Qdo der vem aqui conhecê-la!! Bj grande!!

    Leave a Reply