Alimentação Filhos

Lancheira saudável na volta às aulas

3 de agosto de 2016

Já voltaram às aulas por aí?! Por aqui sim! E uma das grandes preocupações das mamães nessa fase da vida dos pequenos é o que levar para a escola para a hora do lanche! E preparar uma lancheira saudável para a criançada diariamente não é tarefa fácil, concordam? Então, trouxe aqui algumas dicas da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), dadas pela nutricionista Joyce Xavier. São bem legais e, com certeza, vão facilitar a vida de muitas mamães!

Vamos lá! Segundo a nutricionista, as mamães devem escolher alimentos saudáveis e nutritivos, mas isso não é sinônimo de lanche sem graça! “É preciso usar a criatividade para preparar uma refeição que seja saborosa, atrativa e de preferência variada para fornecer a energia e os nutrientes que as crianças tanto precisam nessa fase de crescimento e desenvolvimento físico e mental”, ela explica.

Deve-se prestar atenção no horário que a criança vai para a escola e também na refeição que fez anteriormente. Evitar salgadinhos, guloseimas, bebidas açucaradas, biscoitos recheados e refrigerantes é muito importante! Ela cita também a importância da criança participar da confecção do lanche e da organização da lancheira saudável! Isso a motiva e faz com se sinta orgulhosa por ter preparado sua alimentação. Particularmente, achei essa dica bem legal! Isso faz sentido e funciona! Outra dica da nutricionista é escolher apenas um dia para que a criança decida sobre o seu lanche e, neste dia, deixar que ela escolha uma “besteirinha”! Quem não gosta, né gente?

E como preparar uma lancheira saudável? Joyce alerta para o fato de que na lancheira deve haver pelo menos um alimento de cada grupo alimentar, optando-se pelos mais saudáveis. Olhem só:
• um alimento energético (fonte de carboidrato), que fornece glicose, a principal fonte de energia para o bom desempenho físico e o trabalho cerebral. Ex: Pão integral (ou preto, sueco, sírio, francês, bisnaguinha, pão de leite), biscoitos integrais salgados ou doces (sem recheios e coberturas), barra de cereais, bolos simples feitos em casa e cereais matinais à base de milho (aveia ou arroz) e torradas. Alguns recheios podem ser utilizados, como por exemplo, margarina, requeijão, queijo branco, geléia, peito de peru e presunto magro, atum, cenoura ralada e ricota.
• um alimento construtor (ricos em proteínas, cálcio e ferro), nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento adequados. Ex: iogurte desnatado, queijo branco ou pasteurizado, peito de peru, chester, leite semi desnatado, leite fermentado, iogurte com frutas, requeijão, petit-suisse, ovo cozido e atum conservado em água.
• um alimento regulador que fornece fibras, vitaminas e minerais que regulam todo o funcionamento do organismo e previnem doenças. Ex: frutas frescas ou secas, sucos naturais, de polpa ou de soja, água de coco, vegetais (pepino, cenoura, tomate), purê ou papa de frutas.
No final da sua matéria, ela ainda nos dá alguns exemplos de lanches! Olhem só as combinações: 1 iogurte, 1 lanche de pão de fôrma com queijo branco e cenoura ralada, Uva Itália ou 1 suco de maracujá (caixinha), 1 fatia de bolo de cenoura, 1 maçã.

Pois bem… inúmeras são as combinações que podem ser feitas durante todos os dias da semana, para que a criança tenha uma lancheira saudável e também gostosa! Por aqui,  o suco sempre é de laranja, natural! Levamos numa garrafa térmica e da super certo! Sempre uma fruta (ameixa, pêssego, maçã, banana, morango, pera), biscoitinhos integrais ou pãozinho seven boy! O mais interessante: ela pede quase sempre pra levar palitinhos de cenoura ou beterraba! rsrs… Acho lindo!

No mais, desejo que a volta às aulas seja tranquila!

Bejinhos pessoal,

Tati Carvalho

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6 Comments

  • Reply Maria Carmen 9 de agosto de 2015 at 23:26

    Excelente e instrutivo comentário para as mamâes. Quisera eu ter tido uma sugestao idêntica à essa.
    Continue postando informaçoes desse porte, em todas as áreas, tenho certeza que muitas mamães estao sendo beneficiadas.
    E o melhor é que as crianças serao bem nutridas, saúde forte, mamaes felizes. Grande beijo nesse seu forte coraçao.

    • Reply Tati Carvalho 10 de agosto de 2015 at 20:58

      Obrigada querida! Adoro trazer pra cá informações legais e adoro mais ainda quando recebo esse carinho! Beijinhos!

  • Reply Maria Carmen 15 de Fevereiro de 2016 at 22:03

    Como eu gostaria de ter tido uma orientaçao semelhante aos cuidados que você posta no sentido de orientar as mamaes em relação os cuidados com os pequeninos. Eu dei o melhor de mim. Me preocupei com o lado picologico, emocional, moral e nutricional também, mas confesso que muitas informaçoes nao foram obtidas. O que me alegra é observar os cuidados que muitas mamães têem hoje com seus filhinhos. Inclusive minhas filhas. Sou muito feliz por essa atitude para com meus netos.

    • Reply Tati Carvalho 16 de Fevereiro de 2016 at 17:14

      Tenho certeza q vc fez o seu melhor! Obrigada pelas lindas palavras de sempre!

  • Reply Maria Carmen 15 de Fevereiro de 2016 at 22:10

    Tatiana. Que você continue buscando e orentando. Que você tenha sempre motivos nobres para continuarcom esse trabalho que apesar de ser excelente, eu bem sei que é descastante e trabalhoso. Porém, quando se tem uma missão, tudo se torna mais fácil e Deus nos capacita e nos direciona,pois Ele bem sabe que é um trabalho para engradecer e auxiliar seus filhos. Deus simplesmente é Pai.

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