Comportamento e educação Filhos

Filhos – como transformá-los em adultos felizes?

9 de junho de 2016

Estou aqui me lembrando de uma das palestras assistidas no COEDIN! Lembram? Um congresso online de estimulação e desenvolvimento infantil que aconteceu há um tempo atrás! Eu não pude ver todas as palestras, claro, mas uma delas, em especial, me marcou profundamente – Como formar um adulto feliz – Comportamentos positivos X comportamentos indesejados, ministrada por Heloísa Capelas, considerada uma das maiores especialistas do país em Autoconhecimento e Inteligência Comportamental. Autora do livro O Mapa da Felicidade. Há cerca de 30 anos atua com desenvolvimento humano e aplica cursos com a metodologia Hoffman, considerada por Harvard um dos trabalhos mais eficazes de mudança de paradigmas para líderes.

Eu gostei tanto do que ela disse que resolvi compartilhar! Olhem só como ela começou a sua fala: “Nós pensamos no futuro dos nossos filhos! Eles não! Nossos filhos querem e dão valor para o ‘aqui’ e o ‘agora’!” Puxa!!! Pra mim, isso já valeria por uma palestra inteira, não acham? SENSACIONAL! Falou incansavelmente da nossa presença na vida dos nossos filhos! Através dela podemos estimulá-los consideravelmente! Presença com qualidade! Olho no olho! Não devemos ficar imaginando o que nossos filhos serão! Devemos ser curiosos o suficiente para descobrir o que nossos filhos já são! Devemos ser curiosos o suficiente para descobrir quem são essas pessoinhas que nós geramos! Sim… Pois nossos filhos já são pessoas! Cheias de potencialidades!

Ela citou que somente 25% das crianças que tiveram tudo na vida, e até mesmo seus pais prontos imediatamente todas as vezes que precisavam deles, deram certo! Registrou que um pouquinho de dificuldade deve ser colocada na vida dos filhos! Quando fazemos tudo pra eles, estamos inconscientemente julgando-os incapazes!
Falou também do sentimento de culpa! Ah… Quem não o tem? E alertou: culpa gera mimo! Mimo nos faz satisfazer todas as necessidades materiais dos filhos! E isso não é nada bom! Afirmou que nossos filhos aprendem o nosso inconsciente! E então, pedem, pedem, pedem sem parar! “Compra mamãe! Compra mamãe!” Porque foram esses os valores passados pra eles!
Falou também sobre o autoconhecimento! Ele é básico! Como estamos com nós mesmos? Qual a nossa gasolina? O que faz nossos olhos brilharem? A gente se cuida? Nos alimentamos bem? Arrumamos nossas unhas e cabelos? E os papais? Cuidam da sua saúde? Cuidam do seu corpo?
Queremos filhos saudáveis? Então que sejamos saudáveis! Queremos filhos entusiasmados? Então que sejamos entusiasmados! Queremos filhos trabalhadores? Então que sejamos trabalhadores! Queremos filhos bacanas? Então que sejamos bacanas! Eles copiam tudo o que somos! E isso não é segredo pra ninguém né gente?
Sobre a autonomia… Como dá-la aos nosso filhos? “Dê a tarefa! Peça a tarefa! Parabenize!”  Ou  “Dê a tarefa! Peça a tarefa! Parabenize! E ensine novamente, se necessário for!” E diga: “Muito bem! Você pode fazer melhor um pouquinho! Vamos lá! Vamos começar novamente? Eu vou com você!” Eles aprendem com o afeto e com os elogios! Se precisar repetir mil vezes, repita! Nunca se canse disso!
Ao parabenizá-lo, abrace, beije, coloque no colo! Não inflacione (não dê presentes)! Se precisar chamar a atenção por um erro dele, nunca diga: “você é feio! Não gostei de você!” Substitua por “Mamãe não gostou do seu comportamento! Isso que você fez é muito feio! E agora? Como vamos consertar o que você fez?” Ele vai te dar a saída! Seja seguro ao falar! Negatividade nunca! Ele não é nada feio, e sim o seu comportamento! Isso é educação! E não espere que ele faça algo errado para lhe dar atenção! A atenção deve ser dada quando nossos filhos estão fazendo algo bacana!
E a tão famosa frase “Eu faço tudo pela felicidade do meu filho”! O que acham dela? Olhem o que ela disse: “Não! Não faça isso! Dê estrutura! Dê recursos! Instrumentalize apenas!” Instrumentalize para que ele, por ele mesmo, encontre o seu lugar no mundo! Diga-lhe sempre: “você tem uma luz no seu coração!”
E terminou a palestra assim: “Pai! Sossegue! Seu passarinho vai voar!”

Ah gente! Eu ficaria ouvindo suas palavras por toda a noite! Adorei! Espero que tenha sido válido pra vocês também!

Beijinhos,
Tati Carvalho

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply sergio ricardo carvalho 27 de novembro de 2014 at 08:26

    muito bom!!!!bjao

    • Reply Tati Carvalho 27 de novembro de 2014 at 12:03

      Obrigada pela sua presença constante! Isso me faz muito feliz!

  • Reply Isabella Ribeiro 9 de Fevereiro de 2015 at 16:08

    OI Tati adorei ler isso vai ser muito útil na educação da minha filhinha,parabéns e obrigada!! bjsss

    • Reply Tati Carvalho 9 de Fevereiro de 2015 at 16:53

      Oi Isabella! Que bom!!! Fico muito feliz em receber esse feedback de vcs!!! Grande beijo!

    Leave a Reply