Gravidez Saúde

O pilates na gestação

23 de setembro de 2014

Essas são algumas das minhas fotos fazendo pilates na gestação! Na verdade, essas fotos são de um ensaio fotográfico com o meu maridão! Mas eu fiz o pilates durante quase todo o tempo de gravidez! E foi muito bom! Durante a gestação sofremos mudanças no corpo e na mente, e isso mexe demais com a gente! A gestação é uma experiência única e mágica e a ideia é que ela também nos traga prazer… Sou fisioterapeuta e a escolha do Pilates se deve ao fato de que a sua prática traz inúmeros benefícios para as mamães. Por ser um método de exercícios de baixo impacto, não provoca sobrecargas nas articulações das gestantes e ainda traz flexibilidade, fortalecimento muscular,consciência corporal e relaxamento.

A prática do pilates previne dores e desconfortos e auxilia no trabalho de parto! Trabalhamos os músculos do centro do corpo e do assoalho pélvico, e isso faz toda a diferença, numa fase da vida na qual o centro de gravidade se altera totalmente, com o aumento da lordose lombar. O pilates também atua beneficamente na incontinência urinária, uma vez que fortalece o períneo. E ainda, garante membros superiores mais fortes, o que facilitará a vida da mamãe na hora de cuidar do seu bebê. Atividades como carregar, trocar, dar banho e amamentar serão realizadas com mais facilidade com esse ganho de força e equilíbrio muscular.

Por ativar o sistema circulatório, o Pilates também contribui para aliviar as dores e inchaços nos membros inferiores, além de fortalecer essa musculatura para que aguentem o ganho de peso e ajudem a aliviar a sobrecarga na coluna. O Pilates traz inúmeros benefícios, mas é muito importante ter um acompanhamento adequado, feito por um profissional que tenha conhecimento de todas essas alterações fisiológicas, para que as aulas se tornem funcionais e prazerosas para o corpo de cada gestante. Não podemos esquecer a importância do acompanhamento médico, que vai liberar ou não a prática de qualquer exercício físico nesse período. Abaixo mais duas fotos! Espero que eu tenha trazido novidades e que tenham gostado!

Beijinhos,

Tati Carvalho

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2 Comments

  • Reply Tanessa 15 de outubro de 2014 at 08:09

    E a grávida que está há mto tempo parada pode fazer?

    • Reply Tati Carvalho 15 de outubro de 2014 at 21:32

      Então… Tomando as devidas precauções, sem problemas! Alguns especialistas acham que a mamãe deve esperar os três primeiros meses passarem, outros dizem que não há problema em se iniciar a prática nesse tempo! Se a mamãe é uma pessoa que sempre teve contato com atividades físicas, mesmo que esteja parada há um tempo, pode iniciar a prática do pilates com certa cautela! Eu fiz durante toda a gestação! E recomendo! Beijinhos!

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