Desenvolvimento Filhos

O desenvolvimento de uma criança de 4 anos

22 de junho de 2017

Por aqui chegamos aos quatro anos de idade! Delícia de fase gente! Vou tentar mostrar pra vocês como tem sido o desenvolvimento da minha menina, que acaba de completar os seus quatro aninhos de vida e, ao mesmo tempo, trazer pra vocês tudo o que eu tenho lido sobre o desenvolvimento de uma criança de quatro anos! Vamos lá…

A alimentação e o sono de uma criança de quatro anos já são bem parecidos com os nossos! Li algumas matérias que dizem que nessa fase as crianças tem necessidade de dormir de 10 a 12 horas todas as noites e é bem isso o que acontece por aqui! Já são capazes de se alimentar sozinhas. E também de se vestir e se calçar sem muita ajuda! Imitar a mamãe por aqui é coisa que acontece constantemente! rsrs…  Alguns especialistas dizem que as crianças tendem a imitar um dos pais, geralmente o do próprio sexo.

Sobre escovar os dentes… Já tivemos dias piores! Sim! Era uma luta diária! Hoje conseguimos sem maiores dificuldades (eu ou o papai ainda fazemos a escovação, mas sabemos que na escolinha ela já faz sozinha). É importante que a escova de dentes seja pequena, de cerdas macias e seja arredondada. Luana já está desfraldada há bastante tempo, mas lembrando que, se seu filho ainda apresenta, vez ou outra, escapes de xixi, isso é considerado normal até os 5 anos! Já relatei como passamos pelo desfralde! Veja aqui!

Fase das muitas perguntas! Quantos por quês! Responda-os e se não souber, diga que não sabe! Fase dos amiguinhos imaginários! Aqui, por exemplo, temos uma Júlia, que vive brincando e correndo pelos cômodos da casa! Se também acontece por aí, fique tranquilo! É supernormal até os 7 anos de idade e mostra que seu filho é bastante criativo! E saiba também que isso não é sinônimo de dificuldade de socialização e sim que ele precisa de alguém para compartilhar tudo o que aprende e imagina! Com o tempo, o amiguinho imaginário será deixado de lado sem problemas!

A criança de quatro anos pesa entre 13 e 23 kg e mede entre 93cm e 1m17cm. Corre, pula, sobe, desce, anda de bicicletas (por aqui ainda de rodinhas, o mais comum). Adora pintar, desenhar, colorir, recortar! As tarefinhas escolares são um sucesso! Luana adora e se empolga com todas elas! Adora escrever bilhetinhos… A gente dita as letrinhas e ela escreve! Muitas, muitas palavras já! Está cursando o primeiro período da educação infantil! Conversa fluentemente, adora cantar e dançar! Inventa canções! Já é capaz de entender a rotina diária (sabe o que vem depois).

Nessa fase de desenhos e tarefas escolares, fique atento se o seu filho encosta o rosto no caderno ou até mesmo na TV. Isso pode demonstrar algum problema oftalmológico e você pode precisar de ajuda médica.

Nessa fase da vida, a criança ainda não separa a realidade da fantasia, é bastante empolgada, com grande imaginação, pode mentir como forma de se proteger, mesmo não sabendo o que é uma mentira. Gosta de se exibir e pode apresentar medo do escuro e de “monstros”. Passa a mostrar o seu descontentamento verbalmente e, as vezes, pode se mostrar agressiva! Temos presenciado esse descontentamento verbal da minha menina e, confesso, que acho bonitinho demais! rsrs…

Apresenta-se bem mais independente, menos egoísta (já empresta os seus brinquedos com mais facilidade), mostra preferência por brincar com crianças do mesmo sexo e mesma idade e conta aos adultos o que o outro fez de errado!

Enfim, é uma fase deliciosa na qual a criança já apresenta uma boa capacidade de compreensão e isso faz com que os diálogos sejam bem importantes! Conversar, explicar, mostrar o porquê não se deve fazer isso ou aquilo… Nossa presença com qualidade faz e sempre fará a diferença!

Espero que tenham gostado! Gosto sempre de escrever e mostrar um pouquinho da nossa experiência por aqui!

Beijinhos,

Tati Carvalho

 

 

 

 

 

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply