Comportamento e educação Filhos

O 1º portfólio dela e o desenvolvimento de uma criança de 2 e 3 anos

27 de setembro de 2016

Sabe quando você não se contém de tanta emoção?! Um aperto no peito e uma alegria incríveis ao receber o 1º portfólio da Educação Infantil da escolinha da minha Luana! Eu amei…
O portfólio é definido como “uma coleção de itens que revela, conforme o tempo passa, os diferentes aspectos do crescimento e desenvolvimento de cada criança. O centro da avaliação do portfólio é a reflexão do professor enquanto regente e gerenciador do processo ensino-aprendizagem, da criança enquanto construtora do conhecimento e da família que é informada do processo de aprendizagem, conscientizando-se dos progressos e dificuldades dos seus filhos. Construído semestralmente durante todo o percurso do seu filho na Educação Infantil”.
Não é legal gente?! Isso nos deixa tão tranquilos e confiantes no trabalho da equipe da escolinha… Papai e mamãe agradecem!
Bem, o portfólio traz um texto falando sobre a criança de 2 e 3 anos, um relatório escrito pela professora regente, que me fez chorar de montão, tamanha a emoção sentida ao lê-lo! E ainda, algumas atividades escolhidas pela professora e pelos próprios alunos, que trazem um significado importante no processo de ensino-aprendizagem. Esse material riquíssimo se torna uma ponte de diálogo sobre cada um dos alunos da escolinha. Através dele, sabemos da real situação dos nossos pimpolhos no desenrolar da escolinha e, se quisermos conversar sobre um item em especial, é só marcar um horário com a professora! Particularmente, gosto muito dessa forma de trabalho! Acho organizada e, por isso, facilita a vida das mamães que fazem mil coisas!
A criança de 2 e 3 anos….
Motivo pelo qual quis fazer o post e desejo de muitas leitoras do mombaby!
Crianças de 2 e 3 anos tendem a achar que o mundo gira em torno delas! Sua visão de mundo é a visão dos adultos que cuidam dela, principalmente dos mais próximos, papai e mamãe! Nessa fase, precisam de um trabalho intenso na escolinha – o de socialização, fundamental para o desenvolvimento da inteligência! A linguagem está cada vez mais em expansão e as crianças se espelham na forma como falam com elas! Assim, umas falarão de um modo mais infantil, outras de uma forma mais apressada, outras mais explicativas… Em todas essas maneiras, o enriquecimento do vocabulário pode ser observado. Especialistas falam que é fundamental que a criança tenha um vocabulário rico para que o seu pensamento seja cada vez mais organizado e voltado para aprendizagens mais complexas! Na escola, o trabalho com a linguagem enquanto expressão do pensamento e socialização do indivíduo com o meio o insere num mundo de aprendizagens fundamentais para a compreensão dos conhecimentos.
As crianças de 2 e 3 anos são muito mais MOVIMENTO/AÇÃO, tanto que amam andar, mexer, movimentar-se! Quem nunca viu uma criança nessa faixa etária empurrando uma motoca, ao invés de estar em cima dela, esperando que alguém a empurre? O trabalho envolve a compreensão de que as crianças aprendem sobre o mundo através dos gestos, das expressões e do tônus corporal (equilíbrio, força, precisão, ritmo, sensibilidade, direção), o que o pesquisador Piaget chamaria de estágio sensório-motor , que nada mais é do que as crianças sempre de lá pra cá e daqui para acolá, construindo assim o alicerce da inteligência!
Crianças de 3 anos confundem agressividade com afetividade! Por aqui sempre recebo abraços muito fortes e algumas mordidas de carinho… Exemplos de desajuste emocional cujo excesso de afetividade parece ser agressividade. Acredito que papais e mamães com crianças de 2 e 3 anos também devem passar por isso, não é?!
Abaixo, vou deixar alguns parágrafos escritos pela professora no relato individual da minha menina (aquele que me fez chorar de tanta emoção). Deem uma olhadinha:
Luana é uma aluna que teve uma adaptação um pouco demorada, pois sentia-se muito insegura, necessitando assim da presença da mãe ou da avó dentro da sala de aula. Aos poucos, ela foi se soltando e a adaptação foi acontecendo. Hoje ela entra na escola com segurança e tranquilidade!”


“A roda de conversa é um momento em que a professora e as crianças fazem a oração do dia, combinados, chamada, momento da fruta, falam da sua rotina, demonstram os seus desejos, satisfações e insatisfações, curiosidades e vivências. Luana é uma criança que sempre participa das atividades de maneira a contribuir para o bom desenvolvimento da turma, trazendo alimentos saudáveis, curiosidades e novidades!”


“Na alimentação, possui excelentes hábitos! No momento do lanche gosta de comer frutas, beterraba, batata doce, uva passa, além de tomar todos os dias o seu suco de laranja natural, rejeitando outros sabores. Ao comer, mostra-se organizada e fica sentada!”


“Quanto ao seu desenvolvimento motor fino, apresenta um traçado adequado para a sua idade, adora brincar de massinha, apresenta facilidade para realizar exercícios de desenhar, pintar com o dedo e encaixar. É importante ressaltar que ela já está respeitando o espaço limite estabelecido nas atividades!” “Sempre da preferência para a sua cor predileta: azul!”

Viram gente? Que lindeza! Gostei tanto… espero que possam aproveitar um pouquinho do que o texto diz em relação às crianças de 2 e 3 anos! É sempre muito bom ler sobre a fase na qual nossos filhos estão passando! Espero que tenham gostado!

Beijinhos,

Tati Carvalho

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply