Gravidez Preparação e descoberta

Receita para uma gravidez saudável

1 de setembro de 2015

“Estar grávida é ter uma companhia dentro da própria pele!” A companhia de um serzinho muito especial, que vai dar a você milhões de motivos para ser feliz… Todos sabemos da grande importância de se ter uma gravidez saudável, assim, no post de hoje, trago dicas e cuidados, citados na Caderneta da Gestante, muito importantes na gravidez! Vamos falar um pouquinho sobre eles?

Vamos começar com a tão famosa alimentação! Como ela está? É muito legal que durante a gravidez você procure ter uma alimentação saudável e diversificada, rica em vitaminas, proteínas, carboidratos integrais, ferro e cálcio. Tudo isso é muito importante para o bem estar da mamãe e para a formação e o crescimento adequado do bebê. Veja aqui dez passos para que a sua alimentação seja saudável:
Faça, pelo menos, 3 refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis, evitando ficar mais de três horas sem comer. Evite o doce! E beba muita água!
De preferência aos alimentos em sua forma natural. As farinhas integrais, além de serem fontes de carboidratos, são boas fontes de fibras, vitaminas e minerais.
Coma arroz e feijão – um prato brasileiro, com uma combinação equilibrada de nutrientes.
Inclua na alimentação leite e derivados, uma porção de carne, peixe ou ovos. Na preparação da carne, por exemplo, retire a gordura tornando o alimento mais saudável.
Diminua o consumo de gorduras. Fique atenta ao rótulo dos alimentos e prefira os que são livres de gorduras trans.
Coma verduras, legumes e frutas.
Evite refrigerantes, sucos industrializados, chocolates, doces, biscoitos recheados e outras guloseimas.
Diminua a quantidade de sal na comida! (Retire o saleiro da mesa)
Consuma diariamente alimentos ricos em ferro (carnes, miúdos, feijão, lentilha, grão de bico, soja, folhas verde-escuras, grãos integrais e castanhas) e também alimentos fonte de vitamina C (acerola, goiaba, laranja, caju e limão)
Todos esses cuidados ajudarão você a manter a saúde e o ganho de peso dentro de limites saudáveis. Evite bebidas alcoólicas e o fumo! E não se esqueça de praticar uma atividade física! Eu fiz pilates durante toda a minha gestação e foi muito bom pra mim! Aqui falo um pouquinho do método e de como foi excelente para a minha saúde e para a saúde da minha bebê.
Além de todos esses cuidados, é recomendável também que, durante a gestação, até o seu 3º mês, a mamãe faça uso do sulfato ferroso.
Um solzinho pela manhã ou no final da tarde é sempre muito bem-vindo, principalmente nas mamas! Eu fazia isso pelo menos umas 3 vezes por semana! Neste post conto como preparei minhas mamas para amamentar a minha Luana e deu tudo tão certinho!
Para que você tenha uma gravidez saudável é interessante também que você se atente para algumas situações e sintomas especiais, olhem só:
1- Gengivite: por causa da variação dos níveis hormonais, o sangramento da gengiva pode ocorrer mais facilmente durante a gestação! Por isso, é tão importante ter mais cuidado com a sua saúde bucal.
2 – Enjôos e vômitos: comuns nos primeiros meses. É super importante que você se alimente de forma saudável e que não fique muito tempo sem comer! Escolha alimentos saudáveis!
3 – Azia e queimação: evite beber líquidos durante as refeições e também evite se deitar logo após o almoço ou o jantar!
4 – Cãibras e formigamento nas pernas: tome muita água, suco de frutas e bananas que são ricas em potássio! Exercícios físicos, desde que realizados com permissão médica, também podem ser benéficos.
5 – Varizes: causadas por problemas de circulação e dilatação das veias. Não fique muito tempo em pé ou sentada, levante-se a cada 2 horas. Meias elásticas, roupas e calçados confortáveis podem ser usados.
6 – Dor na coluna e na barriga: podem aparecer principalmente no final da gravidez. Evite carregar peso! Quando grávida, senti um pouquinho de dor na coluna, bem no finalzinho da minha gestação! Uma dorzinha bem tranquila! Acredito que o pilates tenha me ajudado muito nesse sentido!
7 – Intestino preso: é importante comer alimentos ricos em fibras (pão e arroz integral, granola, linhaça), folhas verdes, frutas (mamão, laranja, ameixa). Beba muita água e não deixe de fazer exercícios físicos. Vá ao banheiro assim que tiver vontade! Não espere!
8 – Hemorróidas: (varizes na região anal que podem sangrar). Faça banhos de assento com água morna e evite usar papel higiênico. Converse com o seu médico sobre isso.
9 – Mais vontade de urinar: isso é comum no início e no final da gestação. Se você sentir dor ou queimação na hora de fazer xixi, procure o seu médico.
10 – Aumento da secreção vaginal: (corrimento) se ele vier acompanhado de coceira, ardor, cheiro forte e cor estranha procure o seu médico também. Use roupas mais ventiladas e frescas.
Então meninas, essas são algumas informações importantes! Informações que podem nos ajudar a ter uma gravidez saudável, um período gestacional tranquilo e em paz! Uma vontade de todas nós, não é? Espero que tenham gostado!
Beijinhos,
Tati Carvalho

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply MARIA cARMEN 22 de setembro de 2015 at 14:10

    È MUITO GRATIFICANTE SABER DA MÃE QUE VOCÊ É. O MUNDO PRECISA REALMENTE DE MÃES QUE TENHAM O SEU PERFIL. PARABÉNS.

  • Reply Maria Carmen 28 de setembro de 2015 at 14:59

    Como essa tecnologia e a boa vontade de algumas pessoas que se responsabilizam em dizer um sim perante sua missâo em auxiliar sobre determinados assuntos, me emocionam. Muito edificante sua postura em repassar tudo o que você busca aprofundar nesse mágico, encantador e difícil porém gratificante mundo da maternidade.Parabéns. Sua atitude é muito nobre.

  • Leave a Reply