Gravidez Preparação e descoberta

A descoberta da gravidez

25 de agosto de 2015

Hoje abordaremos um dos pontos mais importantes da Caderneta da Gestante! Vamos falar um pouquinho sobre o desenvolvimento da gestação em seus três trimestres, divididos da seguinte maneira: 1 – Os três primeiros meses de gestação (1º trimestre) – 0 a 13 semanas; 2 – Do 4º ao 6º mês (2º trimestre) – 14 a 26 semanas; 3 – Do 7º ao 9º mês (3º trimestre) – 27 a 40/41 semanas.
Ao longo desses nove meses, você deve se preparar da melhor maneira possível! Seu corpo vai se transformar lentamente, se preparando para o parto e para a maternidade! Enquanto o bebezinho cresce e se desenvolve dentro da sua barriga, você também cresce como mulher, se torna forte, ganha autoconfiança e segurança para cuidar daquele serzinho que vai ser nada menos do que a RAZÃO DA SUA VIDA! Vamos lá então?!

Os três primeiros meses de gestação (1º trimestre) – 0 a 13 semanas
Nesses três primeiros meses, você vai se ver mergulhada numa mistura intensa de sentimentos! Dúvidas, insegurança, medo, alegria, excitação… Vai ter sensações ora de prazer, ora de desconforto! Não se preocupe e não se sinta culpada por isso! Todo esse pacote faz parte do momento pelo qual você está passando! Você pode perceber o aumento dos seios, pode ter mais fome, sentir muito sono e cansaço! Tudo isso é muito comum! Eu, por exemplo, percebi logo no início da minha gestação um aumento considerável dos meus seios e me senti muito cansada, principalmente no final dos dias, depois de 10 longas horas de trabalho! A higiene bucal deve ser feita de forma mais criteriosa, pois sua gengiva pode estar mais sensível! Alimente-se bem, evitando alimentos açucarados e faça, se possível, um acompanhamento com um dentista durante todo o pré-natal! As consultas de pré-natal devem ser mensais e você deve fazer todos os exames solicitados pelo médico! Aproveite as consultas para sanar todas as suas dúvidas! Convide o seu parceiro/pai da criança a participar das consultas com você! Essa é uma maneira de criar laços entre ele e seu filho!
Falando um pouquinho agora sobre o desenvolvimento do seu bebê, com 4 semanas ele está do tamanho de um grão de arroz, seu coração começa a bater e aparecem pequenos brotos que serão futuramente seus braços e pernas. Dedos, mãos, orelhas e órgãos internos estão se formando ao final de 8 semanas. Nessa etapa seu bebê tem o tamanho de uma ervilha e pesa mais ou menos 7 gramas. De 9 a 12 semanas, seu rosto está praticamente formado e seus olhos já tem pálpebras. Inicia-se o funcionamento do cérebro e ele começa a movimentar braços e pernas. O cordão umbilical que liga o bebê à placenta já está formado! Ao final do 3º mês, o coração do bebê já pode ser ouvido numa consulta de pré-natal.

Do 4º ao 6º mês (2º trimestre) – 14 a 26 semanas
Nesta fase da gestação seu corpo e sua emotividade crescem! Você já começa a perceber os movimentos do bebê e isso é tão gostoso! Converse com ele, acaricie sua barriga, cante pra ele! Nossa! Como eu fazia isso! O 2º trimestre pra mim, e acho que para a maioria das mamães, é o melhor deles! Eu me sentia muito disposta e bonita! As sensações de desconforto desaparecem e dão lugar a um sentimento gostoso de plenitude. Sua barriga pode começar a apontar e as pessoas começam a notar isso!
Dentro da sua barriga, nas semanas 13 e 14, iniciam-se os movimentos respiratórios e os movimentos das mãozinhas! Entre 15 e 16 semanas a pele, ainda transparente, começa a se engrossar e o coração dele já bate muito mais rápido que o seu! Ele já tem cílios e sobrancelhas! Entre 17 e 18 semanas ele pode medir de 17 a 20cm e pesar de 200 a 250g. Já consegue engolir, sugar, piscar e também é capaz de soluçar! Isso é normal! Entre 20 e 24 semanas ele mede em torno de 26cm e seu peso médio é de 500g. Ele se alimenta por meio do cordão umbilical e da placenta, há momentos em que está dormindo e outros em que está acordado. Seus movimentos ficam mais intensos e você os percebe bem! Quando ficamos mais tranquilas e concentradas, podemos perceber ainda mais seus movimentos e isso nos traz um bem enorme! Aproveite bastante essa fase da gestação, na minha opinião é a melhor delas!

Do 7º ao 9º mês (3º trimestre) – 27 a 40/41 semanas
O momento de grande mudança na sua vida está se aproximando! O bebê tem menos espaço dentro da sua barriga e, por isso, você pode ter a sensação de peso e desconforto! Seu útero pode ficar durinho por instantes, mas você não sentirá dor, apenas uma sensação de endurecimento. Eu me lembro direitinho disso! Você já pode perceber o colostro (um líquido amarelado que sai dos seus seios) e que vai amamentar seu bebê nos primeiros dias de vida. É comum sentir medo e ansiedade em relação ao parto, mas procure não se preocupar com isso! Converse com pessoas que possam passar tranquilidade à você!
Preparando para nascer… Nesta fase da gestação, a maioria dos bebês se posiciona de cabeça pra baixo, e começam a surgir as primeiras contrações – sinais de que o seu bebê está querendo nascer! De 27 a 30 semanas ele pode pesar 1kg e medir cerca de 32cm. Percebe a luz fora do útero, abre e fecha os olhos, escuta e identifica vozes e músicas e pode se assustar com barulhos altos e repentinos. Com 32 semanas já pesa 2kg. Sua pele está coberta pelo vérnix, um tipo de creme branco que da proteção ao corpo do bebê e ajuda no deslizamento na hora do parto.
Tenha paciência, já está quase na hora! Agora, é só deixar por conta da natureza! Se o seu bebê nascer antes da hora (prematuro) e precisar de cuidados especiais, vc tem o direto de ficar com ele durante todo o tempo, no hospital.

Foto: Beni Jr  -  www.artephotoestudio.com.br

Eu e minha Luana em nosso sétimo mês de gestação

Eu gostei muito de todas essas informações trazidas pela Caderneta da Gestante! Acho que nos orientam tanto e nos deixam tão tranquilas! Eu conto um pouquinho de como me preparei durante todo o período da minha gestação aqui! Dê uma olhadinha… E aqui, conto como foi o meu pré-natal mais especificamente! Acho que posso ajudar um pouquinho cada uma de vocês!
Deixem os seus relatos! Me contem também como tudo aconteceu ou está acontecendo por aí! Vou adorar saber!
Beijinhos,
Tati Carvalho

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Tati Carvalho 5 de novembro de 2015 at 08:26

    Que bom que gostou Ana! Esteja sempre entre nós e seja sempre bem-vinda! ??

  • Leave a Reply