Gravidez Preparação e descoberta

Da descoberta da gravidez aos sinais de alerta em relação à saúde do seu filho

16 de agosto de 2015

“Estar grávida é ter uma companhia dentro da própria pele!”
A descoberta da gravidez… Quanta emoção! Quantos sentimentos contraditórios! Dúvidas! Ansiedade! Insegurança… principalmente se você for uma gestante adolescente, não é? A gestação é um período de grandes transformações para a mulher e para toda a família, sendo ela planejada ou não! Ao longo dos nove meses, seu corpo vai se modificar lentamente e se preparar para o parto e para a maternidade! Enquanto o bebezinho se desenvolve dentro da sua barriga, você também cresce como mulher, ganha forças e se torna capaz de cuidar de um bebê.
Quem me acompanha aqui no blog, sabe que eu sou realmente apaixonada por esse mundo da maternidade! Eu me realizo demais como mamãe! Adoro fazer relatos sobre as minhas experiências! Gosto muito de ler sobre os diversos assuntos que dizem respeito à maternidade, gosto de escrever sobre eles e levar tudo isso à quem se interessar!
Trabalho como referência técnica da Saúde da Mulher e da Criança pela Secretaria Estadual de Saúde do Governo de Minas Gerais e amo o que faço! Nesses últimos dias, recebi um kit do Ministério da Saúde, contendo a nova Caderneta da Gestante, uma Ficha Perinatal, Manual da Caderneta da Gestante para auxílio aos profissionais de saúde dos serviços públicos e Cartazes para divulgação. Gente! O material é bárbaro, super completo… Coisas que não vemos em consultórios particulares! Eu fiquei encantada! Abaixo, uma foto dos materiais recebidos:


Então… vocês devem estar se perguntando o motivo pelo qual resolvi trazer tudo isso para o meu blog pessoal. É simples! A Caderneta da Gestante traz informações tão legais e tão importantes que eu quero compartilhar com todas vocês, que fazem o Pré-Natal e tem os seus bebezinhos em consultórios e hospitais particulares! Na caderneta você encontra dicas para a sua gestação, vantagens do parto normal pra você e seu bebê, dicas para vivenciar com confiança o trabalho de parto e pós-parto, orientações sobre planejamento familiar, direitos trabalhistas e sociais, direitos específicos para gestante estudante, direitos nos serviços de saúde, direito a acompanhante no parto, orientações em relação à certidão de nascimento do bebê, primeiros cuidados, puerpério (você também precisa de cuidados especiais), amamentação e sinais de alerta em relação à saúde do seu bebê. Nossa… É ou não é uma caderneta muito completa?
Minha intenção é apresentar tudo isso pra vocês em 5 posts, divididos da seguinte maneira:
1 – A descoberta da gravidez:
• Direitos da gestante e da mamãe
• Os 3 primeiros meses
• Do 4º ao 6º mês
• Do 7º ao 9º mês
2 – Receita para uma gravidez saudável
3 – Pré-Natal
4 – O parto está cada dia mais perto
5 – Pós-nascimento:
• Certidão de nascimento do bebê
• Primeiros cuidados
• Puerpério (você também precisa de cuidados)
• Amamentação
• Sinais de alerta em relação à saúde do seu bebê

Gente! O conteúdo é bacana demais! Já li todo ele e achei super completo! Quem quiser vir com a gente e acompanhar post a post vai se beneficiar muito, na minha opinião! Espero que gostem!

Beijinhos,

Tati Carvalho

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply