Festas/Viagens Passeios

Um delicioso passeio de Maria Fumaça

11 de agosto de 2015

Lembro-me muito bem da última vez que fiz esse passeio, apesar de ter sido há muitos anos atrás! Uma viagem à Tiradentes, cidade que acho lindinha demais, a bordo de uma locomotiva à vapor americana do século 20 – a Maria Fumaça! Uma viagem que encanta crianças, jovens e adultos, que começa no embarque na pequena estação construída em 1881, para servir a Companhia de Ferro Oeste de Minas, e percorre os 13 quilômetros que separam as duas cidades (São João del-Rei – Tiradentes) em cerca de meia hora, margeando o rio das Mortes, sob a serra de São José. A Maria Fumaça é uma máquina que foi fabricada na Filadélfia pela empresa Baldwin e funciona somente nos finais de semana. Saiba sobre os horários e valores da viagem aqui.
Luana já está com 2 anos e 2 meses e nós ainda não havíamos feito esse passeio juntas! Oi? Como assim? rsrs… Já estava mais do que na hora! Passeio então marcado para o dia 01 de agosto de 2015. Vou contar tudinho…
Mas não vou simplesmente contar como foi o passeio à Tiradentes na linda Maria Fumaça, mesmo porque essa não foi a única coisa gostosa que nos aconteceu! Quem me acompanha nesse mágico e desafiador mundo da maternidade sabe que, há pouco tempo atrás, tive uma surpresa maravilhosa. Há meses eu me deliciava e me identificava (muitas vezes) com a rotina de uma dessas mamães fortes e guerreiras do nosso mundo virtual! Ela, o seu jeito de cuidar da filha e o seu modo de levar a vida sempre chamaram muito a minha atenção! Até que, numa de suas publicações, percebi que ela estava mais próxima de mim do que eu podia imaginar… A partir daí, começamos a nos falar mais vezes, trocamos números de telefones e esperamos ansiosamente por um encontro! Eu, ela e nossas bonecas! Acho que nós não poderíamos ter escolhido uma forma mais gostosa de celebrar esse encontro!
Às 15h do dia 1º de agosto de 2015 estávamos na estação, passando por todos os vagões da Maria Fumaça até que encontrássemos um no qual pudéssemos ir bem pertinho umas das outras! Luana correndo e gritando: “Vem Beatriz! Vem! Andar de trenzinho!”
Já na Maria Fumaça, ansiosas pelo início da viagem, ouvimos o apito do trem e começamos a vivenciar a delícia desse momento. Muitas fotos, muitos sorrisos! Animais pela estrada, rios, casarões antigos, lindas paisagens! Muita conversa e muitos planos para o futuro! Aos pouquinhos vocês vão ficar sabendo de tudo o que a gente pretende com essa parceria! Sim… Eu e Luiza, a Mamãe Demais, estamos muito empolgadas com essa nossa proximidade e pretendemos fazer muita coisa legal pra todas nós mamães! Aguardem…
Voltando à nossa viagem a bordo da charmosa Maria Fumaça, chegamos em Tiradentes e já sentimos o clima gostoso e aconchegante da cidade! Ao saltar do trem, em frente à estação, a locomotiva inverte sua posição na linha férrea e, com uma curta manobra, engata-se novamente aos vagões para regressar a São João del-Rei. Lindo de se ver… Os maquinistas fazem isso desde sempre, mas, por falta de informação, muitos turistas deixam de presenciar esse momento! Na foto abaixo, consegui mostrar a locomotiva invertendo a sua posição para se engatar novamente ao vagão da frente.


Mais fotos, passeios à cavalo, charretes… Tudo tão gostoso! E tão sonhado por nós! Levar Luana para conhecer tudo isso foi mágico! Uma história marcada por cultura, arte e emoção. Ela ainda é muito pequenina para entender tudo isso, mas presenciar cada sorriso, cada gesto de encantamento, cada olhar de admiração! Tudo tão pertinho de nós, tão acessível! Ahhh… Isso não tem preço!

Luana na charrete que ela mais gostou!

Voltamos para São João del-Rei de carro, conversando sobre mil coisas… No coração, a certeza de termos vividos momentos inesquecíveis e a promessa de mais passeios gostosos como esse e mais oportunidades para celebramos juntas a grande bênção de sermos mamães de duas lindas e fofas garotinhas!

Beijinhos,

Tati Carvalho

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Luiza D'Avila 11 de agosto de 2015 at 21:31

    Minha querida amiga!
    Que lindo a forma como você conseguiu transcrever essa nossa linda experiência. Como você tem o dom de colocar as coisas com tanta alegria e carinho!
    Obrigada pela sua amizade, pela sua parceria e companheirismo. Que nossas filhas sejam parceiras pra vida inteira!

    Gente, a Tati é a calmaria e encantamento em pessoa. Justamente tudo que eu preciso pra equilibrar a balança, já que eu sou uma espoleta e tagarela rsrs!

    Beijos queridas. Te adoramos!

    • Reply Tati Carvalho 11 de agosto de 2015 at 21:48

      haha!!! Obrigada querida! Ficou a sensação de quero mais!

    Leave a Reply